CCPR - "Foi a safra mais desafiadora da minha carreira", relata agrônomo da CCPR

"foi a safra mais desafiadora da minha carreira", relata Agrônomo da ccpr 

Guilherme Miranda conta que escassez de água e clima instável foram pontos de atenção, mas duas fazendas assistidas conquistaram alta produtividade com técnicas corretas e uso de tecnologia 


Data de publicação: 18 de janeiro de 2024


O supervisor técnico da Central Agronômica Guilherme Miranda compartilhou dois casos bem distintos de atendimentos realizados em fazendas cooperadas. Ambas com tecnologias para produção de volumoso. Segundo Guilherme, foi a safra "mais desafiadora" que enfrentou na carreira.

Na primeira fazenda, localizada em Cordisburgo/MG, foi feito o plantio de milho solteiro, com alto investimento tecnológico, em área com irrigação por aspersão. "A água nos garante tranquilidade no manejo. As plantas estão extremamente saudáveis, com porte alto, espigas granadas até a ponta, demonstrando o potencial do híbrido escolhido", explica Guilherme. A estimativa de produtividade supera a casa das 60 toneladas de matéria verde por hectare.

Já sobre a outra propriedade, ele contou que o cultivo foi feito em sistema ILP - Integração Lavoura-Pecuária, em área de sequeiro, na cidade de Corinto/MG, que tem clima seco. Foi cultivado capim mombaça com sorgo, para ensilagem. "Fizemos a semeadura do capim com densidade de semeadura alta, o que favorece o estabelecimento do capim. Porém, com a falta de chuva, esse sorgo ficou, pelo menos, 20 dias sem água e com pressão altíssima de lagartas. Daí, o mombaça se sobressaiu", disse.

Guilherme explica que houve uma compensação e que, no fim das contas, o resultado foi positivo, com estimativa de, pelo menos, 35 toneladas de matéria verde por hectare. "Para o produtor foi muito legal porque ele terá comida em uma região de clima seco, de sequeiro e enfrentando o clima instável que registramos nesta safra. E com o sorgo ele terá uma silagem de qualidade", completou.

O agrônomo da CCPR ainda destacou que não existe "receita de bolo" e que a irrigação garante flexibilidade e segurança no manejo agrícola. "A tecnologia tem que caminhar ao lado do produtor rural. Quanto mais fatores conseguirmos controlar, mais sucesso teremos", finalizou.


Solicite atendimento agronômico gratuito

A CCPR, por meio da Central Agronômica, atende gratuitamente os cooperados do Sistema. Nossos técnicos especialistas em agronomia realizam análise e correção do solo, orientam sobre adubação, plantio e condução da lavoura, entre outros serviços. Tudo para garantir máxima produtividade com menores custos. 

Entre em contato pelo 0800 970 4190 e saiba mais. 



© Copyright 2024 | CCPR - Todos os direitos reservados
Este site não utiliza nenhum tipo de cookies para o seu funcionamento, deixando sua navegação totalmente livre de qualquer rastreio. Quer saber mais? Conheça nossa Política de Cookies e a Política de Privacidade.
Concordar e continuar