CCPR - CCPR inaugura Unidade de Secagem de Grãos na maior planta industrial de rações do Brasil

CCPR inaugura Unidade de Secagem de Grãos na maior planta industrial de rações do Brasil

Crescimento das operações amplia operações em Curvelo e garantirá os insumos para as soluções nutricionais da CCPR ao fomentar produção de grãos no novo polo agrícola do país

Cerca de um ano após inaugurar em Curvelo a maior planta industrial de rações para ruminantes da América Latina, a CCPR mais uma vez estabelece um marco no cooperativismo e na agropecuária mineira. A cooperativa inaugura - na próxima quinta-feira (23/10) - sua Unidade de Secagem de Grãos, etapa prevista no plano de expansão da Unidade Industrial de Curvelo. O investimento no sistema (dois secadores, moega e silos) foi em torno de R$ 45 milhões, com uma capacidade estática de armazenamento de cerca de 1 milhão de sacas.

Esta segunda fase da expansão da Unidade Industrial de Curvelo se conecta diretamente com o Programa CCPR Origens, iniciativa de originação de grãos que contribuirá para o desenvolvimento da nova fronteira agrícola de Minas Gerais, a Central Mineira, polo de potencial crescimento da produção agropecuária. "Estamos fomentando a produção de grãos em uma região de alto potencial produtivo e vamos contribuir para criar uma alternativa de renda para o produtor rural", revela o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto.

A nova operação também vai garantir insumos para as soluções em nutrição animal desenvolvidas pela CCPR. Marcelo Candiotto acrescenta que essa conexão direta entre produtor e consumidor reduz a dependência de intermediários, o que reduz custos nas duas pontas. "Gerir de forma sistêmica de toda a cadeia produtiva de grãos garante a qualidade dos nossos insumos e ainda dá ao produtor a tranquilidade da comercialização da safra, pois ele terá a garantia de compra. Em um cenário ainda maior, vamos fomentar o desenvolvimento da agropecuária em uma região promissora de Minas Gerais, promovendo um ciclo virtuoso de produtividade e prosperidade. Estamos cumprindo o que preconiza os princípios cooperativistas", avalia.


ESTRUTURA

Os secadores são as principais estruturas da nova unidade. Eles retiram a umidade de grãos como milho, soja e sorgo, para que o produto possa ser armazenado por mais tempo mantendo a integridade e o valor nutricional. Os equipamentos construídos pela CCPR funcionam pelo sistema de secagem artificial com ar quente forçado, a uma alta temperatura contínua e controlada, de maneira a não queimar o grão, como explica o engenheiro da CCPR, Bernardo Baudson.


A combustão funciona com cavaco de eucalipto de reflorestamento, garantindo a energia limpa para o processo. A madeira abastece os queimadores, que atingem entre 700 e 900 ºC e o ar quente produzido atravessa o grão em uma torre de armazenamento a cada ciclo do processo. "Juntos, os secadores conseguem processar 260 toneladas/hora. São 6.240 toneladas de grãos por dia que podem ser destinados para vários locais: a fábrica, os silos-pulmão, silos internos e silos de armazenagem. Todo o sistema é integrado, o que resulta em uma capacidade estática total de armazenamento de 1 milhão de sacas", detalha o engenheiro.


Para o vice-presidente da CCPR, César Lacerda, a nova operação trará benefícios para os produtores e para a cooperativa, impactando inclusive o custo final de rações e insumos. "Como vamos incentivar a produção local, o produtor vai receber um pouco mais e nós vamos ter um custo um pouco menor, pois a logística é muito cara para trazer grãos de grandes regiões produtoras. Para além disso, o desenvolvimento da produção de cereais automaticamente alavanca o de outras cadeias", diz.


CCPR ORIGENS - CICLO COMPLETO DE PRODUÇÃO

O CCPR Origens está na fase de diagnóstico, por meio de visitas a propriedades rurais para mensurar a capacidade produtiva de cada uma. O levantamento abrange um raio de aproximadamente 150 quilômetros da fábrica. "É um grande fomento para a produção local, pois precisamos de 70 a 100 mil hectares de lavouras de grãos para abastecer a nossa unidade em Curvelo, que é o nosso foco agora. O produtor ainda vai ganhar na redução do custo logístico, que pode tomar até 25% do valor da safra", complementa o vice-presidente César Lacerda.

"Vamos fornecer insumos e assistência técnica e agronômica para que esse produtor atinja uma alta produtividade. Também iremos garantir a compra desses grãos e proporcionar o crédito, em parceria com cooperativas de crédito, para fechar esse ciclo de produção", detalha o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto. "Fortalecer a produção local é reforçar nosso compromisso como cooperativa com a sustentabilidade dos negócios rurais. Essa expansão ainda gera renda, empregos diretos e indiretos e arrecadação para Curvelo e região, valorizando pessoas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida", finaliza.


Sobre a CCPR

A CCPR é uma cooperativa central, fundada em Belo Horizonte (MG), que completa, em 2025, 77 anos de mercado. É uma das maiores cooperativas captadoras de leite do Brasil, coletando mais de 70 milhões de litros por mês em Minas Gerais e Goiás, por meio de um sistema com 30 cooperativas singulares.

Fundadora de um dos maiores laticínios do país, a CCPR tem em sua trajetória décadas de trabalho em favor do desenvolvimento contínuo de seus cooperados e de toda a cadeia produtiva do leite.

Além da produção leiteira, a empresa atua no segmento de nutrição animal, produzindo mais de 500 soluções nutricionais para animais nas unidades industriais de Contagem e Curvelo. A CCPR também atua na rede varejista com o CCPR Armazém, que tem 22 unidades distribuídas por Minas e Goiás.

© Copyright 2025 | CCPR - Todos os direitos reservados
Este site não utiliza nenhum tipo de cookies para o seu funcionamento, deixando sua navegação totalmente livre de qualquer rastreio. Quer saber mais? Conheça nossa Política de Cookies e a Política de Privacidade.
Concordar e continuar