CCPR na COP30: Cooperativismo e sustentabilidade juntos por um mundo melhor
Assista em vídeo - clique aqui
A convite do Sistema OCB
e do Sistema Ocemg
, a
CCPR participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ? COP30
, evento que ocorre até o dia 21 de novembro, em Belém (PA). A cooperativa integra o painel ?O papel do cooperativismo na construção da resiliência climática?, realizado na Green Zone. O segmento cooperativista também foi representado pela Vinícola Aurora, Sicoob Credip e Sicredi.
O painel debateu como o cooperativismo, em parceria com o setor de seguros, instituições financeiras e a academia, oferece soluções concretas para os desafios climáticos. O presidente da CCPR, Marcelo Candiotto, apresentou para participantes de todo o mundo os resultados do Programa Práticas Nota 10
? iniciativa de certificação de fazendas da CCPR que vem registrando avanços expressivos em produtividade, qualidade do leite e sustentabilidade ambiental.
Durante sua fala, Candiotto destacou números significativos do programa, que demonstram ser possível produzir mais, com qualidade e de forma sustentável:
- Produtividade: aumento médio de 11,7% na produção anual das fazendas certificadas;
- Qualidade do leite: redução de 41% na contagem de células somáticas e de 9% na contagem bacteriana;
- Sustentabilidade: maior produção com menos vacas, gerando redução de 21% nas emissões de CO₂ por litro de leite.
Além do Práticas Nota 10, outros quatro projetos da CCPR voltados à sustentabilidade foram selecionados para exibição em totens na COP30:
- Logística Nota 10: iniciativa que otimiza a roteirização da coleta de leite da CCPR, reduzindo custos de frete e a quilometragem percorrida, com o uso de caminhões menos poluentes ? o que contribui para a diminuição da pegada de carbono;
- Usina Fotovoltaica ? MinasCoop Energia: projeto que busca a autossuficiência energética por meio de fontes renováveis. Localizada na fazenda experimental da CCPR, em Sete Lagoas (Arcoo), a usina fornece energia para 25 unidades da cooperativa e para a própria fazenda, além de doar parte da energia gerada ao Complexo Hospitalar Imaculada Conceição, em Curvelo;
- Â Cooperando com o Planeta: programa que capacita cooperativas e cooperados a mensurar e gerir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A CCPR também assumiu o compromisso de abastecer com etanol toda a frota de veículos flex, reduzindo as emissões de carbono da operação;
- Recicla Mais: iniciativa que promove a separação e destinação adequada de resíduos recicláveis e não recicláveis nas unidades industriais de Contagem e Curvelo. O projeto gera receita com a venda de materiais e reduz os custos relacionados ao descarte em aterros sanitários.
Para Marcelo Candiotto, participar da COP30
é um marco na trajetória da CCPR: ?Representa o reconhecimento do trabalho sério, transparente e comprometido que temos feito ao longo dos anos?, afirmou.