CCPR
participa de evento nacional sobre mercado de carbono
Webinar promovido pelo Sistema OCB será apresentado no Youtube e terá participação de especialistas ligados ao cooperativismo

Dia de campo, realizado em 2024, conscientizou técnicos e lideranças sobre os impactos da redução das emissões de carbono para a competitividade das cooperativas e cooperados
O Marco Regulatório do mercado de carbono já está valendo no Brasil. Em um cenário de diálogo, soluções e de preparação para entender esse conjunto de leis e normas, o cooperativismo brasileiro terá a oportunidade de se unir e demonstrar sua força no enfrentamento dos desafios climáticos. Especialmente no ano em que a COP30 será realizada no Brasil.
Por essa razão, o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto, vai participar do webinar Mercado de Carbono: cooperativas rumo à descarbonização, evento promovido pelo Sistema OCB no qual especialistas darão orientações às cooperativas sobre como se preparar para a nova Era da Descarbonização. O evento será transmitido, na próxima terça-feira, dia 4, a partir das 9h, no canal do Sistema OCB no Youtube do Sistema OCB. O gerente de Qualidade e Integração, Cassio Camargos, e a analista de Qualidade, Ana Júlia Mares Guia, também participarão do evento.
A experiência da CCPR será uma das pautas. Em 2022, a CCPR apresentou na COP27 diversas iniciativas sustentáveis, sendo a única cooperativa mineira a participar do evento climático mundial, na ocasião. Entre as ações apresentadas estão a redução da emissão de carbono na logística de coleta de leite e o Práticas Nota 10 nível II, que certifica fazendas que cumprem requerimentos essenciais como manejo correto de dejetos, coleta seletiva do lixo, utilização de hidrômetros e cuidados com o solo. Outra iniciativa, concluída no ano passado, é o inventário de emissão de carbono institucional, realizado pela CCPR em parceria com a OCB e Fundação Getúlio Vargas, e a publicação do relatório do Programa GHG Protocol.
Para o presidente Marcelo Candiotto, o cooperativismo tem um papel fundamental na construção de iniciativas sustentáveis. "Nossos valores estão fundamentados no compromisso com o bem-estar coletivo, e é nossa responsabilidade contribuir para a compreensão e aplicação desse novo marco regulatório. A transição para uma economia de baixo carbono exige conhecimento e ação, e o cooperativismo pode ser um agente transformador nesse processo, unindo esforços para reduzir emissões e promover soluções sustentáveis que beneficiam toda a sociedade no presente e no futuro", disse.
SERVIÇO
Webinar Mercado de Carbono
Data: terça-feira, dia 4
Hora: a partir das 9h
Local: https://youtube.com/sistemaocb