CCPR - Programas de Boas Práticas

Práticas Nota 10


O Práticas Nota 10 é uma ferramenta para o produtor aprimorar os processos internos de sua propriedade com ações que não se restringem somente às questões técnicas da atividade leiteira. Ela também trabalha diretrizes claras de gerenciamento com padrões de eficiência que, com certeza, vão se traduzir em ganhos para todos os envolvidos na rotina da fazenda.  



Evolução em nível

O programa é dividido em dois níveis: Fazenda Eficiente - Nível I e Fazenda Sustentável - Nível II. Cada nível é dividido em quatro pilares e cada pilar apresenta requisitos de cumprimento obrigatório e itens com procedimentos desejáveis. Para que seja aprovada como Fazenda Eficiente e Fazenda Sustentável, a propriedade precisa cumprir todos os requisitos obrigatórios e não exceder mais que uma não conformidade por pilar nos requisitos desejáveis em seu respectivo nível.



No pilar Bem-estar são exigidos aspectos fundamentais para que o rebanho tenha condições de expressar todo o seu potencial produtivo. Em Gestão, a fazenda precisa apresentar práticas fundamentais que garantam melhor fluxo entre pessoas e processos, com foco na melhoria contínua. Instruções básicas de organização, segurança e sustentabilidade, nos diversos setores da atividade leiteira, são propostas neste programa em Infraestrutura. Já no pilar Qualidade do leite o alvo é um leite seguro e dentro dos padrões de excelência, que toda a propriedade merece ter.


Como ele pode te ajudar?

Além de ter uma fazenda certificada e que cumpre a legislação, o produtor cooperado do Sistema CCPR ainda recebe uma bonificação por litro de leite fornecido no mês.


Por que ele é importante?

Ter uma fazenda certificada traz inúmeros benefícios para o produtor, colaboradores e processos, com foco em uma produção de leite segura, sustentável e de acordo com todos os requisitos de boas práticas. Cada pilar do Práticas Nota 10 (Gestão, Qualidade do leite, Infraestrutura e Bem-estar animal) garante ganhos significativos nos processos e na rentabilidade da fazenda. Além de obter a excelência dos processos, a certificação possibilita o melhoramento contínuo também dos produtores e dos colaboradores.

Em um mercado onde o consumidor está cada vez mais informado e consciente sobre as práticas de produção animal, ter uma fazenda certificada e que cumpre requisitos essenciais é indispensável nos dias de hoje.  


Como participar? 

Ao ser uma fazenda certificada a fazenda possibilita o aumento da rentabilidade e produtividade, dentro dos padrões ouro de produção. Pode participar produtor cooperado do Sistema CCPR. Para isso, basta acionar o supervisor de Captação da sua região para conhecer os requisitos. Depois, basta verificar e garantir o atendimento de cada um deles e solicitar a auditoria da QCONZ.

A propriedade certificada recebe o azulejo do Programa como forma de materialização de que produzir com excelência é real e possível.  


Suporte da equipe de campo 

Nossa equipe está disponível para o produtor cooperado sempre que necessário. Realizamos visitas orientativas em todas as propriedades que fornecem leite para a CCPR. Nosso time de campo e parceiros checam os principais setores da fazenda e dão orientações com o objetivo de oferecer suporte ao aumento da produção e qualidade do leite, além de consultorias gerenciais para garantir uma melhor rentabilidade.



Visitas de sensibilização


É uma visita orientativa da QCONZ em toda propriedade que inicia o fornecimento de leite na CCPR. O consultor da QCONZ checa os principais setores da fazenda e oferece orientações que tem como objetivo fomentar a produção de leite com melhor qualidade e livre de antimicrobianos.

Benefícios 

Semanalmente, a QCONZ envia por e-mail aos supervisores de captação um relatório com as inconsistências relacionadas a qualidade do leite da propriedade visitada e risco de ocorrência de resíduo de antibiótico. Este relatório também é disponibilizado ao produtor no final da visita.

Requisitos 

A visita não é opcional, mesmo para produtores que em algum momento já forneceram leite para CCPR. O supervisor de captação é responsável por informar ao novo fornecedor que a QCONZ entrará em contato para agendamento da visita.

Em campo

A visita ao produtor é realizada num prazo máximo de 15 dias corridos após a QCONZ receber a demanda.


© Copyright 2024 | CCPR - Todos os direitos reservados
Este site não utiliza nenhum tipo de cookies para o seu funcionamento, deixando sua navegação totalmente livre de qualquer rastreio. Quer saber mais? Conheça nossa Política de Cookies e a Política de Privacidade.
Concordar e continuar